Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Print Friendly, PDF & Email



Ascensão do Morro dos Dois Irmãos:
Descobrindo do Alto um Rio Dividido de Toda Beleza

13/04/2023
Laurent Lefèvre

Do alto da favela pacificada de Vidigal (zona sul do Rio de Janeiro), um caminho sinalizado, delimitado e mantido pelos moradores permite alcançar sem dificuldade o topo dos Dois Irmãos, um morro mítico para os cariocas. No seu ponto culminante, toda a cidade desfila aos seus olhos como se estivesse assistindo ao carnaval das arquibancadas do Sambódromo: um Rio duplo, impresso em dois exemplares, “um de luxo e um de desastre'”. No caso de Vidigal, sobressaindo o bairro nobre de Ipanema, seus moradores retomaram seu destino em suas mãos.

« As luzes brilham no Vidigal. E não precisam de você. Os Dois Irmãos também não precisa », canta, após uma separação, Marina Lima em 1987. Mesmo que desde então a favela de Vidigal tenha mudado, esses símbolos da beleza e grandeza do Rio de Janeiro mantiveram todo o seu esplendor, e é possível realizar sozinho a ascensão dos « dois irmãos », como neste Dia de Finados 2023, onde você encontra no caminho apenas alguns caminhantes brasileiros.

Negligenciada pelos turistas que descobrem o Pão de Açúcar de teleférico ou acessam o Cristo Redentor de trem, essa caminhada fácil começa no topo do morro de Vidigal, que domina o bairro nobre de Ipanema, na zona sul do Rio. Ela permite contemplar do topo dos Dois Irmãos uma das vistas mais belas da cidade.
Coucher de soleil sur la plage d’Ipanema (zone sud de Rio de Janeiro), avec en toile de fond le morro des Dois Irmãos, la « colline des deux frères ».
Pôr do sol na praia de Ipanema (zona sul do Rio de Janeiro), com o morro dos Dois Irmãos ao fundo.

Um cartão postal do Rio

Cenário das fotos turísticas das praias do Leblon e de Ipanema, o morro dos Dois Irmãos faz parte dos marcos e da cultura dos cariocas. Na música de Chico Buarque (Morro Dois Irmãos), as duas massas rochosas graníticas em forma de pão de açúcar ganham vida:

"Dois Irmãos, quando vai alta a madrugada
E a teus pés vão-se encostar os instrumentos
Aprendi a respeitar tua prumada
E desconfiar do teu silêncio
Penso ouvir a pulsação
atravessada
Do que foi e o que será noutra
existência
É assim como se a rocha dilatada
Fosse uma concentração de tempos."

Culminando a 533 metros acima do nível do mar, eles se elevam sobre o Pão de Açúcar (396 m), que se destaca atrás da Pedra do Arpoador.

Brésil-Brasil-Brazil-favela-morro-Dois Irmãos-Rio-zona-sul-Vidigal_Noite
Vista noturna do Vidigal, de onde as luzes brilham. Ipanema e sua praia iluminada resplandecem na noite. Abaixo, vislumbra-se a praia do Vidigal que os hotéis à beira-mar queriam reservar para seus clientes. Para manter o direito de acesso a praia, os moradores do bairro se mobilizaram com sucesso para que ela permanecesse pública.

Vidigal, "a favela dos artistas"

Localizado nas alturas do Vidigal, um caminho de 1,5 quilômetro permite chegar ao topo dos Dois Irmãos em menos de uma hora. Para ser deixado na entrada do caminho (a trilha ecológica do Vidigal), pode-se pegar uma das muitas mototáxis que ficam estacionadas na parte inferior do bairro na Praça do Vidigal. Esta praça, onde os habitantes esperam pelo ônibus, margeia a avenida Niemeyer. No início do século XX, os trabalhadores que construíram essa estrada ao longo da orla do oceano Atlântico instalaram suas barracas – as primeiras habitações do Vidigal – nas alturas perto do canteiro de obras.

Stationnés en bas du quartier, ces conducteurs de moto-taxi vous embarquent au sommet du morro de Vidigal : sensations fortes garanties !
Estacionados no sopé do bairro, esses mototaxistas te levam ao topo do morro do Vidigal: emoções garantidas!
Por 7 reais, o motorista de mototáxi, que leva apenas um passageiro, te deixa no topo do morro do Vidigal, onde a vista abraça toda a imensidão das praias icônicas da zona sul, até o Pão de Açúcar. É nessa parte do Vidigal que se instalou o fashion Bar da Laje (entrada paga mesmo sem show) e, logo ao lado, o simpático Alto Vidigal Brasil, que oferece a mesma perspectiva de toda a cidade do Rio sem taxa de entrada.

Atrás da moto, agarre-se, principalmente nas curvas fechadas, pois a subida é forte! Como em um road movie eletrizante, você poderá admirar durante a subida as belíssimas pinturas murais, portadoras de mensagens políticas e reivindicatórias, que servem de cenário para a favela. A estrada estreita, onde é difícil se cruzar, está repleta de lojas – mercearias, restaurantes, bares, etc. – mantidos pelos moradores, na maioria nascidos no Vidigal, como o jovial proprietário da Esquina da Pizza do Bento.

Alvo de um conflito sangrento nas décadas de 1990 entre facções criminosas do Vidigal e da Rocinha, Vidigal foi pacificada com a chegada da 19ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em 18 de janeiro de 2012. Hoje a favela dispõe de hospedagens turísticas (hostels, pousadas) e de muitas lojas. É agradável ficar lá alguns dias, passear durante o dia a pé por suas vielas sem nome não identificadas pelos GPS e conhecer seus habitantes.

Apelidada de « favela chic do Rio », o Vidigal experimentou um fenômeno de especulação imobiliária no momento da Copa do Mundo de Futebol do Rio em 2014, com a instalação de artistas e de « gringos » no sopé do bairro em uma alameda rebatizada de « rua dos ricos ».

Com cerca de 50 mil habitantes segundo uma estimativa local, é conhecida por sua escola e sua trupe de teatro, Nós do Morro. Criada em 1986 pelo ator e coach artístico Guti Fraga, formou gerações de atores nativos do bairro, como Roberta Rodrigues (a Berenice do filme Cidade de Deus) e Thiago Martins.
L'entrée (à gauche, derrière le terrain de foot) de la trilha ecológica do Vidigal, devant laquelle vous accueille un habitant de la favela.
A entrada (à esquerda, atrás do campo de futebol) da trilha ecológica do Vidigal, onde um morador da favela o recepciona.

A trilha ecológica do Vidigal

Em menos de dez minutos, o motorista de mototáxi te deixa na entrada do caminho, que fica perto do Campo do Vidigal, dentro de um estádio com arquibancadas – à esquerda, atrás do primeiro gol.

Aberta há uma década, a trilha ecológica do Vidigal foi criada pelos moradores, que a mantêm regularmente. Antes de começar, é preciso pagar uma taxa de entrada de 10 reais ou um quilo de comida, que financia projetos de desenvolvimento da favela.

Fácil e bem sinalizada, a trilha atravessa uma parte da floresta tropical da Tijuca, pulmão verde do Rio de Janeiro, com sua vegetação exuberante – orquídeas, figueiras, flamboyants rosas e vermelhos, jacarandás… A área é habitada por pequenos mamíferos (esquilos, tatus…), diferentes espécies de macacos (bugios, micos, araranhas, saguis-de-tufo-preto), de aves – papagaios, tucanos, beija-flores, gaviões, corujas-das-torres…

No caminho, a trilha oferece dois pontos de vista deslumbrantes sobre o bairro ultrachique de São Conrado – com seu campo de golfe, seus hotéis luxuosos à beira-mar (Praia da Gávea e do Pepino), seu shopping de alto padrão – e a favela da Rocinha. Como uma ilustração impressionante da divisão socioespacial do Rio, que conta com 1.074 favelas, onde residem cerca de 1,5 milhão de pessoas, ou seja, 22% de sua população.

Brésil-Brasil-Brazil-favela-Rocinha-deux-frères-Dois Irmãos-Rio-de-Janeiro
Uma perspectiva panorâmica da favela da Rocinha, localizada nas encostas do morro de São Conrado, entre os bairros nobres de São Conrado e Gávea.

Rocinha, a maior favela do Rio

Com mais de 67.000 habitantes em 2022 (equivalente à cidade de Calais na França), Rocinha é, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a segunda favela mais populosa do Brasil, atrás da Sol Nascente, em Brasília.

« As favelas do Rio gostam das alturas. Rocinha é uma cidade dilacerada, um reverso da cidade, entranhas da cidade: cada edifício parece repousar não no chão, mas sobre outro edifício. No seu topo, as casas que coroam o morro nem mesmo estão conectadas aos serviços públicos, estão entregues ao seu desastre, à sua solidão, como se o inferno estivesse no céu, não nas entranhas da Terra », destaca Gilles Lapouge.

Em todo o país, o Instituto contabiliza 11.403 favelas definidas como uma ‘forma de ocupação irregular de terras para fins habitacionais em áreas urbanas caracterizada por um padrão urbano errático, falta de serviços públicos essenciais e localização em áreas sujeitas a restrições de ocupação’. Cerca de 16 milhões de pessoas vivem nelas, quase 40% a mais do que em 2012.

Jeudi 2 novembre, au sommet des Dois Irmãos, la « colline des deux frères », qui domine Rio

Uma vista impressionista da cidade

Pouco inclinada, embora escorregadia mesmo em tempo seco, a crista dos Dois Irmãos oferece uma perspectiva de 360 graus de toda a cidade do Rio de Janeiro. Propícia a diversas atividades (yoga, relaxamento, rapel e até aulas de ginástica), uma parada no topo é obrigatória para admirar seus morros (Gávea, o Pão de Açúcar, que se revela ao longe), a lagoa Rodrigo de Freitas em forma de coração dominada a oeste pelo Corcovado e, em primeiro plano, as águas turquesas e as praias de areia branca de Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme.

Formada entre o mar e as montanhas, o Rio, a « Cidade Maravilhosa », merece bem seu outro apelido de « Cidade cartão-postal ».

Jeudi 2 novembre, une séance de yoga, au sommet des Dois Irmãos, la « colline des deux frères », qui domine Rio
Quinta-feira, 2 de novembro, uma sessão de yoga no topo dos Dois Irmãos.
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Reddit
Tumblr
Email
Print Friendly, PDF & Email

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 15

No votes so far! Be the first to rate this post.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.

Facebook
twitter
Envoyer par mail
LinkedIn
Telegram
WhatsApp